; Conhecer ou Saber? ~ Claudio Luis

Conhecer ou Saber?

Temos visto diversos profissionais, principalmente na área comercial, dotados de um grande "conhecimento" sobre os produtos com que trabalha.
Você pode conhecer os sintomas de uma determinada doença, por exemplo, mas somente um médico, que estudou e foi treinado para tal, têm sabedoria para diagnosticá-la.

O empresário que deseja implantar ou aumentar o volume de negócios de seus produtos no mercado, deve ter conhecimento de que uma equipe com treinamento constante aumenta suas chances de sucesso.

Vejamos:
Tive uma experiência muito interessante numa loja de móveis recentemente:
Inicialmente fui atendido por um vendedor com um grande sorriso e com a clássica frase: -"Posso ajudar?"

Só essa frase já seria suficiente para dar meia volta e procurar outra loja, mas insisti no atendimento.
Ao dizer que estava procurando uma cadeira com ergonomia, a expressão de espanto do vendedor foi hilária ao ponto de perguntar-me o que significava isso.
Não vou dizer que todos tenham que decorar dicionários para ter pleno conhecimento de todas as palavras, mas a loja em que eu estava era "especializada" neste tipo de móvel.
Após explicar, o vendedor mostrou-me alguns catálogos de poltronas e cadeiras com as características que eu desejava, mas, além de não haver nenhum produto disponível para demonstração, começou outro problema: A falta de conhecimento sobre o produto.
Fiz perguntas básicas, sobre ajustes de altura, encosto e assento, e o desconhecimento foi total.

Como um empresário se dá ao trabalho de colocar um produto à venda, sem ao menos um produto em show room e sem treinamento de seus vendedores? Eu entrei na loja porque tomei conhecimento da mesma através de um outdoor, e sai frustrado sem conhecer o produto que queria, sem resposta para minhas perguntas e obviamente sem comprar.

O investimento em publicidade deste empresário lojista foi jogado no lixo.
E o empresário fabricante do produto? Tem conhecimento de que seus produtos não estão despertando interesse no consumidor por falta de apresentação?

Desenvolver materiais de treinamento e capacitar equipes comerciais é a diferença entre o sucesso e o fracasso de um produto. Ou talvez o empresário possa contar com a sorte ou com algum vendedor que "possa ajudar".
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