; Você é um Vendedor? ~ Claudio Luis

Você é um Vendedor?

Ao longo dos tempos, o vendedor tornou-se um símbolo da chatice em todos os sentidos, mesmo porque os clientes sabiam que ele queria apenas vender. Não havia outro compromisso entre as partes a não ser o de comprador e vendedor.

A profissão de vendedor é uma das atividades mais antigas do mundo e uma das mais abrangentes.
Olhando ao nosso redor, percebemos que tudo foi vendido. Até nós somos frutos de uma venda: nossos pais venderam uma imagem de bom parceiro, casaram e o resultado foi o nosso nascimento.
Mas nem tudo é assim tão maravilhoso. O vendedor é conhecido como picareta, sacoleiro... por isso ninguém assume a profissão. Escondem-se atrás de nomes fantasiados como Promotor de Vendas, Assessor de Vendas, Coordenador de Vendas, entre outros. Mas na verdade todos são vendedores.
A atitude correta a ser tomada é a de valorizar a profissão de vendedor, buscar a qualificação e assumir uma postura profissional. Nomes fantasiados não levam a lugar nenhum. Tanto é verdade que a grande maioria dos vendedores são fracassados.
As pessoas pensam que para ser vendedor é preciso falar bastante e ter lábia. Grande equívoco. É preciso ter vontade para aprender, pois venda é uma ciência, com conhecimentos técnicos e específicos, como por exemplo características e benefícios dos produtos/serviços, técnicas de demonstração, técnicas de fechamento, de negociação, planejamento e habilidades inter-pessoais.
Qualquer pessoa pode ser vendedor. Basta aprender o ofício. É uma questão de opção. E a exigência é treinamento contínuo.

Na maioria dos casos, as pessoas passam por um treinamento de um ou dois dias, recebem uma pasta de vendas e saem a visitar: -Tornaram-se “vendedores”.

Na verdade, essas pessoas não tinham outro emprego, já que não tinham, a opção era serem vendedores. Mais uma razão para o grande percentual de fracassados.
Ser vendedor deve ser uma decisão. Quero ser vendedor e para isso aprenderei a lidar com pessoas, serei profundo conhecedor dos passos da venda, automatizarei as técnicas de fechamento de venda, serei um ótimo orador e me aprimorarei constantemente.
No Brasil as oportunidades para a aprendizagem na área de Vendas são escassas, mas existem treinamentos fantásticos que devem ser aproveitados. Somente com treinamento contínuo seremos vendedores profissionais. As empresas não querem o passeador de pasta, aquele vendedor que só consegue fazer negócio quando tem o menor preço ou o maior prazo. Também não querem o tirador de pedidos, aquele vendedor que se o desconto é dez por cento, não traz nenhum pedido com nove por cento. Ou ainda se o prazo for de trinta dias, não traz nenhum com vinte e nove dias. O mercado quer o Profissional de Vendas, aquele vendedor que ao final do dia apresenta a sua cota, não por exigência para se manter na empresa, mas por uma questão de profissionalismo.

Se você é vendedor por opção, valorize a sua profissão, assuma uma postura profissional e seja um campeão de vendas. Num tempo onde a informação corre via e-mail a 8.407km/s, os produtos são praticamente padrões no sentido de qualidade e preço, a verdadeira diferença está na maneira de oferecer este produto. Muito mais poderosa que a técnica de marketing agressivo, totalmente em moda, é a técnica da venda passiva, onde o cliente não é apenas um objeto alvo, mas um elemento fundamental para continuidade de qualquer produto.
Não seja mais um vendedor, seja um criador de oportunidades, um gerador de resultados positivos para as partes envolvidas.
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