; fevereiro 2011 ~ Claudio Luis

VOCÊ FARIA A ESCOLHA CERTA?

Uma mulher, ao sair de casa,deparou-se com três mendigos em frente ao seu portão. Um deles disse:
- Senhora, estamos famintos! Pode-nos dar algo?
- Claro, entrem e comam alguma coisa. Respondeu a mulher.

Um deles perguntou:
- O homem da casa está?
- Não-ela disse!- Está trabalhando.
- Então não podemos entrar. Aguaradaremos aqui na rua.
À noite, quando o marido chegou, ela contou-lhe o que aconteceu e ele disse:
- Vá lá fora, diga que estou em casa e convide-os para entrar.

A internet é uma M...

Desculpe, você foi enganado por um título!
Mas não pare de ler. Você entenderá o porque..

A internet é uma M...aravilha!


Li recentemente um post falando de como os e-leitores são atraídos por títulos e manchetes chamativas em se importar com o conteúdo. É um tal de "ganhe dinheiro na net", "faça 1 milhão de contatos", "negócio da china", etc...
A maior ferramenta de informação já construída pelo homem, a internet, está sendo banalizada como uma simples forma de bate papo, de azaração, de ilusão, e, em muitos casos, de perda de cultura.

Você está ou é Empreendedor?

Ser empreendedor não é somente uma definição técnica, é um sentimento. 


Conheço pessoas que ESTÃO empreendedores porque foram forçados. Um PDV de uma grande empresa, uma idéia de livrar-se do patrão chato, uma negócio de família herdado, etc... Para algumas dessas pessoas, isto é um peso muito grande para carregar.

Outras, SÃO empreendedoras, mesmo que ainda não tenham atingido seu sonho de liberdade.
No site do Sebrae, que recomendo a todos serem leitores assíduos, existe uma boa definição técnica sobre empreendedorismo.

Mas deixando de lado a parte técnica, pense um pouco:

Treinador de Produtos? Os produtos precisam aprender algo?



Evidente que não. Mas todo vendedor precisa aprender muito sobre o produto que vende. Esse título realmente pode deixar uma dupla interpretação mas o sentido é um só:

- Vendedor! Conheça os produtos que vende!
- Empresário! Treine seus vendedores!

Pode parecer bobagem, mas a grande maioria dos bons vendedores ESTÃO desqualificados, não são desqualificados.


Isso ocorre simplesmente porque acham que conhecem o produto que vendem. 
-"Pesquisei na internet e aprendi tudo que precisava saber". 
Ah... essa armadilha chamada internet! A maior fonte de informação que a humanidade já teve e também a maior fonte de bobagem por byte quadrado. 

Muitos especialistas ainda tem dificuldade de filtrar informações confiáveis entre os bilhões de páginas de besteiras pseudo-científicas. Tomara que você tenha sorte, amigo vendedor e amigo empresário.

Um Treinador de Produtos é um profissional que destina tempo e conhecimento para encontrar características em cada produto que possam ser utilizadas como argumento comercial, baseado em pesquisas mercadológicas e científicas, usando as fontes mais variadas de informações.

Sempre buscando a melhor maneira de beneficiar a empresa e o consumidor final do produto.
Com capacidade para repassar as informações em uma linguagem simples que possa ser assimilada pela equipe de vendas e pelo consumidor final, que precisa entender o que lhe está sendo oferecido.

Um grande abraço.

Vou ficar milionário!!!!!

ACHEI A GALINHA DOS OVOS DE OURO!
1992 - Em uma pequena empresa de software em Porto Alegre:

A) Dois anos de trabalho árduo para desenvolver um software integrado com um scanner que poderia capturar imagens de fotos e mostrar na tela do computador as imagens dos produtos/serviços que estavam sendo comercializados. Praticamente não existia ferramentas desse tipo no mercado.

Pesadelo. Comprei um notebook novo!!!

Continuando a série BOM E MAU ATENDIMENTO!

Dezembro de 2010. Meu bom e velho notebook estava obsoleto. Já não rodava bem alguns programas novos e o HD estava lotado. Fui às compras.
Como todo bom comprador queria um note BBB (bom, bonito e barato). Pesquisei promoções na internet, "jornais" de lojas, etc... Selecionei um modelo e fui em três lojas selecionadas (por uma questão de ética não mencionarei os nomes nem marcas).

1º SACRIFÍCIO: Uma grande rede nacional de lojas. Sábado de manhã, 15 dias para o natal, tumulto total. O vendedor que me atendeu estava dando atenção para todo cliente que entrava na loja pedindo para aguardar um pouco que já iria atendê-los. Deixando todos em espera como bois prontos para o abate. E foi assim que me senti, ele precisava me "abater" logo.  O produto que eu queria não tinha no estoque da loja, venda somente pela internet e o produto que ele queria me empurrar garganta abaixo era metade da configuração que eu desejava. Resultado. Prometi nunca mais voltar lá. Deixei que ele atendesse o resto da boiada.


Explorador de velhinas!

Quase um desabafo!
Há poucos dias, estava treinando uma equipe de vendedores falando sobre a parte técnica dos produtos que revendiam. Era para isso que havia sido contratado. Ainda no início da palestra, quando citei algumas pesquisas relacionadas com idosos, ouvi a seguinte frase de um membro da platéia:

-"Olha só que maravilha saber disso. Pena que suspenderam o financiamento pelo INSS, Quando se podia vender em 60 X era mais fácil esfolar os velhotes. A prestação cabia em qualquer aposentadoria."

Por incrível que possa parecer, após essa pérola o que se ouviu foi uma grande gargalhada dos demais e uma série de murmúrios confirmando a infeliz frase desse vendedor infeliz.