; junho 2011 ~ Claudio Luis

Consumidores com alta renda acreditam que compensa pagar mais caro por qualidade.

Quase sempre compensa pagar mais caro por produtos de qualidade. Essa é a percepção de 79% dos brasileiros que pertencem aos estratos mais altos de renda. O percentual dos que pensam dessa forma é maior que a média da população abonada da América Latina, que alcança os 72%.

Estudo realizado pelo Ibope Mídia aponta que, dentre os países pesquisados – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e Venezuela –, apenas no Peru encontra-se um número maior de pessoas de alta renda que “quase sempre” gastam mais por um produto por ele estar associado à qualidade (82%).

Na Colômbia, 46% da população que se encontra no topo da pirâmide econômica pensa dessa forma – o menor percentual dentre os países pesquisados. Na Argentina e no México, 70% dos abonados pagam mais por qualidade. No Chile, Equador e Venezuela, 68%, 72% e 73% da alta renda pensa dessa forma.
A pesquisa mostra que não é à toa que os ricos latino-americanos pagariam mais por qualidade. Esse critério é importante para 72% da população dos estratos mais altos de renda da América Latina. No Brasil, 79% dos ricos gostam de ter objetos de alta qualidade – média que só é superada pelo Peru, onde 82% dizem o mesmo.

Fidelidade

Alguns clientes é melhor nem ter!

“Nem sempre o cliente tem razão!”, costuma dizer um dos maiores varejistas do país, desafiando o senso comum.
Muitas empresas engrossam sua base de clientes e acabam atraindo inadimplentes e conquistando usuários cujo custo de transação é maior que o benefício gerado. Há empresas que diminuem a rentabilidade à medida que aumentam o número de clientes.
Há pechinchadores e pessoas que fazem você perder o tempo que poderia ser dedicado a clientes mais saudáveis para o futuro. Alguns tratam-no como mero fornecedor, outros deixam você esperando um tempão, alguns nem valorizam o que você tem a oferecer.
Quando se defrontar com clientes assim, e se você tiver outras opções, não hesite: tente uma, duas ou até três vezes, mas não perca outras oportunidades para tentar agradar a um cliente que não merece seu esforço.
Não estrague seu dia por causa desse tipo de cliente. Concentre-se naqueles que valorizam o que você faz e que trazem retorno positivo para sua empresa.
Não é só o cliente que tem de escolher a sua empresa. As empresas vencedoras são aquelas que também escolhem seus clientes e dão o melhor de si para os escolhidos.
Coragem: alguns clientes é melhor nem ter!

Como o mundo usa as redes sociais!

Pesquisa divulgada recentemente mostra a importância do alcance das redes sociais em alguns países.

O Brasil surpreendeu nos resultados ficando a frente dos Estados Unidos, por exemplo, em percentual de usuários conetados que utilizam redes sociais.

Você não trabalha corretamente porque trai sua esposa?

Muitos profissionais da área de vendas não obtém bons resultados por traírem suas esposas. 
E a culpa é dela, a linda Inércia.


Tal qual uma mulher extremamente atraente e ciumenta, a Inércia não permite que você tome certas atitudes, pois você precisa ficar com ela. Acompanhá-la em tudo que ela faz, ou seja: Nada.

Você diz: -Tenho que ligar para o cliente João, preciso marcar uma visita!
A Inércia reclama: - Pra que bobinho. Eu estou aqui com você, navegando na internet, assistindo tv. Deixa o cliente pra amanhã e fica comigo.

Não tenha medo de ter medo!

Quando aquela voz de medo e dúvida cresce dentro de você dizendo que seus planos são muito arriscados, o que você faz?
A maioria das pessoas faz exatamente o que a voz diz: Nada.
Quase todas as pessoas escolhem segurança e conforto ao invés de assumir riscos. Mas fazendo isso você nunca irá tirar o melhor de você.
Tirar o melhor exige que você pise em locais desconhecidos, faça coisas inéditas, conheça pessoas diferentes. É necessário ter medo dessas pequenas coisas no começo para que você venha a fazer coisas extraordinárias no futuro.
É claro que você terá medo. Sem uma máquina do tempo, é impossível saber ao certo o que vai acontecer. O incerto sempre assusta.
Confie em si mesmo. Mesmo que suas pernas estejam tremendo de medo, dê um passo em direção ao desconhecido e confie que você conseguirá lidar com o que quer que venha a acontecer – coisas boas ou ruins.
Assumir riscos é bem divertido.

Os 7 mandamentos da alta performance

  1. Defina com precisão sua capacidade de trabalho. Organizar-se para realizar uma tarefa é tão importante quanto fazê-la bem feita. Tentamos fazer várias coisas ao mesmo tempo sem buscar o equilíbrio em relação ao tempo que dispomos para realizá-las.
  2. Prepare, planeje e trace a estratégia correta para cada uma de suas ações. Para sobreviver no comércio hoje em dia, é necessário tática de guerrilha. Conhecer o concorrente, seu poder de fogo, onde e como ele ganha terreno e seus pontos fortes e fracos é fundamental.
  3. Trace os objetivos almejados. Ao traçar o objetivo correto para sua ação, não adianta somente ter uma visão ampla da situação. Faz-se necessário olhar “além do alcance”. Sempre que traçar um objetivo, imponha metas e estipule prazos para elas se concretizem.