; setembro 2011 ~ Claudio Luis

O fantástico poder da simplicidade!

Como ser simples aos olhos do cliente?
  • Resuma sua comunicação a 3 argumentos - Não adianta enumerar 7 vantagens do seu produto, as pessoas não lembrarão delas. Dizem, e eu concordo, que 3 é o número mágico de argumentos a serem usados. Esses argumentos podem ser quebrados em sub-pontos, mas ainda são 3 argumentos.
    Exemplo: O MS Office tem milhares de funções, mas na prática serve para trabalhar com documentos, planilhas e apresentações. 3 coisas.
  • Torne o uso do seu produto o mais intuitivo possível - Ninguém gosta de ler manuais ou passar horas aprendendo a usar um produto. Facilite a vida das pessoas e crie coisas intuitivas de serem usadas, você será recompensado com a felicidade dos clientes. Ou seja, vendas.
  • Tenha soluções simples para os possíveis problemas - As pessoas são muito criativas, elas conseguirão  burlar seu sistema de segurança ou quebrar peças “inquebráveis”. Proteja ao máximo o produto contra falhas e oriente o usuário a usá-lo de forma correta. Por fim, tenha um bom serviço de atendimento ao cliente já que, como diria o filósofo americano F. Gump, “Sh*t happens!”.
As vantagens de ser simples?

5 perigosas frases matadoras de ideias


Se você preza pela inovação e criatividade no seu dia-a-dia, aqui vão 5 frases das quais você deve fugir:
“A gente vem fazendo isso há anos, por isso sabemos que funciona”
Quando as coisas mudam, é perigoso assumir algo sem parar e analisar o que realmente está acontecendo. O fato de que algo funcionava não significa necessariamente que ele ainda o faz. Cuidado!
“Já tentamos isso. Não funcionou”
As coisas mudam. O que não funcionou a dois, três anos atrás pode perfeitamente funcionar agora.