; abril 2012 ~ Claudio Luis

Planejamento não é prever o futuro, mas se preparar para ele!


Um dos mais poderosos limitadores em um plano de negócios é o que chamo de medo da previsão. Muita gente tem.

“Como eu poderia saber?” É uma das queixas mais populares. Afinal, quem pode prever o futuro? Como você pode saber o que vai acontecer no mercado, com a concorrência, ou com novas tecnologias? Tentar adivinhar não é simplesmente um desperdício de tempo?

Não, você não está jogando tempo fora, porque mais difícil do que prever algo é gerir uma empresa sem uma previsão. A verdadeira questão não é “como eu posso saber o que vai acontecer”, mas sim como eu posso saber se o que realmente acontecerá é bom ou ruim, ou melhor do que o esperado, se eu não sei o que eu pensei que aconteceria.

Confuso? Pense nisso desta maneira: embora você tenha a previsão do tempo para pelo menos um ano, você realmente vai utilizar isso para uma parte, ou seja, só para o próximo mês. Em um mês, você vai rever essa previsão. Você vai ver o que é diferente do previsto, e rever a previsão. Seu ano não ficará estático após o primeiro mês se os resultados deste mês mostrarem que a previsão pra todo o ano é duvidosa.

Então não se preocupe tanto, comece com a sua previsão e lembre-se que você estará sempre revisando.

Lembre-se sempre de que "Planejar um negócio é dar direção a ele, não uma coleira."

Campanha Contra a Impunidade no Trânsito!

Faça parte você também!

"Para que o mal triunfe, basta que os homens de bem se calem."

Edmund Burke

Acesse o site e participe da campanha.

A inveja é uma m... (parte 2)

Você já ouviu ou foi “vítima” de frase como estas:

-“Nossa como você é uma pessoa de sorte! Parece que nasceu com aquilo virado pra Lua”.
-“Ah, isso não é mais do que sorte de principiante!”
-“Também seu eu fosse peixe do chefe!”

Mas, o que frases como estas carregam em seu interior? IN-VE-JA!

Geralmente vem de pessoas que não aceitam que outras, tenham conquistas baseadas em mérito e esforço próprio.
Mas, lembre-se, a inveja é a arma dos incompetentes, dos acomodados, daqueles que não tem a mínima vontade de realmente ir à luta!

Jamais se permitem correr riscos.
Não se sujeitam sacrificar um final de semana a mais, estudando, deixando de sair com os “amigos” pra balada.
Por incrível que pareça, estamos expostos a esse tipo de situação, todos os dias! No trabalho, na escola, nos grupos sociais, no clube.
Basta fazer algo melhor, se destacar, que logo somos alvo da inveja.

Mas precisamos nos preocupar?

7 coisas que você precisa ler sobre estresse

Hoje eu quero chamar sua atenção para uma coisa extremamente importante que é a sua saúde física, mental e emocional! Recentemente, uma pessoa bem próxima, teve um problema de saúde devido ao estresse. Por mais que eu visse o quadro, comentasse constantemente sobre o problema e recomendasse algumas alternativas, foi preciso a pessoa dar “bug” para dar conta que ninguém é de ferro. A coisa mais difícil do mundo é as pessoas enxergarem o óbvio, não é verdade? A gente consegue ver o complexo, mas o óbvio é tão complicado!

Cada vez mais pessoas estão sendo afetadas pelo estresse no dia-a-dia, em uma recente pesquisa da ISMA Brasil foi mapeado que 70% da população economicamente ativa está estressada. O caso de pessoas que receberam auxílio-doença devido ao estresse nos primeiros seis meses de 2011 teve um aumento de 30% comparado com o mesmo período de 2010.

Eu sei bem o que o estresse pode fazer com a sua vida e com a sua saúde. Foi preciso eu também dar “bugs” para me tocar que estava entrando em um caminho sem volta e era necessário rever minha vida.

Se você está lendo esse texto, espero que isso sirva de alerta e mudança para você. Hoje pode ser apenas um “estressinho” mas isso acumulado e sem intervenção pode minar sua saúde. É uma preocupação aqui, outra ali, problemas com a carreira, problemas financeiros, problemas de relacionamentos e ai a coisa começa.
Seguem algumas dicas que você pode fazer (ou necessita) para começar a rever o quadro de estresse na sua vida:

1 – ACEITE O PROBLEMA

Aprenda a aprender e ganhe muito dinheiro com isso!

Se você nunca gerenciou um negócio de milhões de dolares, você não sabe gerenciá-lo. Simples assim.

Porém, você pode aprender a gerenciá-lo, mesmo que seja seu negócio multimilionário que você está construindo do zero.

Você precisa aceitar desde agora que “aprendizado” sempre vem antes de “ganhar mais dinheiro” (inclusive no dicionário). Se você quer ter um negócio realmente bem sucedido, você precisa estar comprometido com seu aprendizado tanto quanto com vendas, operações e marketing.

Em compensação, uma vez que você faz isso, o céu é o limite. Saber e aplicar muito bem esses fundamentos simples é a razão pela qual executivos e empreendedores ganham tanto dinheiro.

Identifique as áreas principais e então decida se você aprenderá sozinho ou contratará um especialista para aprender o máximo possível com essa pessoa. Você nunca sabe quando você pode encontrar um pensamento ou estratégia que podem realmente levar seu negócio para um outro patamar de sucesso.

Post original