; abril 2013 ~ Claudio Luis

Como SER um vendedor!

Algumas vezes, para ter sucesso em suas vendas e conquistar a confiança de um cliente, o vendedor se transforma em uma pessoa diferente. Isso não é algo negativo, pois, ao se utilizar desse artifício, o profissional pode garantir uma maneira mais bem-sucedida de finalizar a compra. Dentro desse pensamento, existem alguns tipos de perfis que podem se destacar. Veja alguns deles, a seguir.

O pintor
A única coisa que distingue a sua loja das outras é você. Isso mesmo, você. E o que distingue você de outros vendedores é o seu conhecimento sobre o produto e as pessoas, bem como as palavras que escolhe para se expressar e comunicar este conhecimento.

Como NÃO ser um vendedor!

A ideia de que vendedor bom é aquele que convence o cliente pela conversa fiada não faz mais sentido. Existem vários fatores que contribuem para que um profissional feche um contrato: capacidade investigativa, uma boa argumentação, credibilidade, rapidez no atendimento, um serviço ou produto de qualidade que atenda as necessidades dos clientes e uma equipe de vendas preparada para os diferentes obstáculos que podem surgir durante uma negociação são bons exemplos.

Não trabalhamos com receitas de vendas prontas, porém é possível ressaltar alguns detalhes essenciais. O mercado está muito mais exigente e o cliente não se ilude com argumentos e frases prontas. Não basta dizer que seu produto é melhor que o da concorrência, é preciso dizer quais são os benefícios daquilo que se está propondo ao cliente, afinal, o vendedor deve conhecer profundamente o mercado no qual atua.

Alguns perfis de vendedores não são mais aceitos e esse mudança aconteceu há muito tempo. Normalmente, essas pessoas adotam atitudes que possuem efeito contrário e afastam os compradores. São elas:

O bom de papo
Saber se expressar é sempre importante, mas isso não garante um negócio fechado. Provavelmente essa postura terá um efeito contrário, pois o vendedor que fala demais se torna chato e cansativo, o comprador fica com a sensação de que está perdendo tempo ouvindo conversa fiada.