; setembro 2012 ~ Claudio Luis

Trabalho é motivo de estresse para quase metade dos brasileiros


Os brasileiros estão cada vez mais estressados com sua vida profissional. De acordo com um levantamento da Regus, que consultou 16 mil trabalhadores de todo o mundo, 41% dos colaboradores do País afirmam estar mais estressados neste ano do que no ano passado. E o pior, é que motivos para isso não parecem faltar.
Segundo a pesquisa, o trabalho (55%), as finanças pessoais (45%) e os clientes (38%) são alguns dos problemas citados pelos entrevistados.
“No Brasil, um em cada cinco trabalhadores descreve o estresse no trabalho como excessivo e esse problema não afeta somente os contratados, mas também os negócios”, diz o diretor geral da Regus no Brasil, Guilherme Ribeiro.
Segundo ele, os altos índices de estresse afetam o rendimento das equipes e, consequentemente, impactam no dia a dia da corporação, que passa a ter problemas com o afastamento de funcionários.
Os que mais sofrem
E ao que parece, os trabalhadores das pequenas empresas estão entre os consultados que mais sofrem do problema. Enquanto 41% deles se queixam do estresse causado pelos clientes, os profissionais das grandes empresas que relatam o mesmo problema correspondem a apenas 33%.
Já quando o assunto é a cobrança de atividades, a situação se inverte. “Enquanto nas pequenas empresas os colaboradores são menos cobrados pelos gerentes (21%), nas grandes a cobrança é maior (42%)”, informa o levantamento.
Para reduzir o problema
Como alternativa para reduzir o problema, a pesquisa sugere ainda que um certo grau de maleabilidade na realização do trabalho possa ser uma interessante maneira de diminuir o estresse ou, quem sabe até, de eliminá-lo. A opinião foi dada por 66% da mostra.
“Confirmando uma pesquisa anterior, 58% dos trabalhadores se sentem mais saudáveis com a adoção de práticas alternativas de trabalho”, acrescenta o executivo que lembra que meios flexíveis são mais baratos que os locais fixos de trabalho e ainda possibilitam outros benefícios aos trabalhadores e empresários, como a melhora da produtividade profissional