; julho 2013 ~ Claudio Luis

Tenha PACIÊNCIA para ter SUCESSO

Dar tempo ao tempo e ter muita paciência. O empreendedor que não consegue controlar sua ansiedade, muito provavelmente, enfrentará uma série de frustrações.

É claro que o desejo de fazer o negócio dar certo é essencial. No entanto, do mesmo modo que isso pode ser a salvação, também pode ser a perdição.

Veja bem… Quando você corre atrás de resultados imediatos e eles não acontecem, como você acha que vai reagir? Você vai ficar super motivado ou um tanto quanto frustrado? A resposta é clara como água, não?

Empreender é difícil. Fazer sucesso é difícil. Mas se você não conseguir controlar sua ansiedade, tudo pode ficar ainda mais complicado.

Você precisa usar o tempo a seu favor. Em vez de ficar frustrado por isso ou aquilo, trabalhe de forma inteligente e aprenda o máximo possível sobre o seu negócio e sobre os seus clientes. É isso que irá ajudá-lo a encontrar o caminho certo.

Em tempo: inspire-se na história de grandes empreendedores. A grande maioria precisou trabalhar intensamente durante anos para começar a colher os frutos de suas criações.

Tenha paciência!

O que você faz quando as coisas dão errado?

Características do empreendedor: Otimismo
Um acontecimento estressante gera um efeito em cascata que acaba te deixando mais estressado?
Se uma figura de autoridade tenta corrigir seu comportamento, a intervenção te melhora ou só piora o comportamento?
Uma falha te leva a mais falhas?
Essas perguntas parecem filosóficas ou paradoxais, mas na verdade acho que isso nos faz entender porque algumas pessoas tem sucesso e outras não. Nós podemos criar ciclos que nos levam pra cima (ciclo virtuoso) ou abraçar ciclos que nos arrastam pra baixo (ciclo vicioso).
Um policial aborda um adolescente que está fazendo besteira. O garoto reage. O policial reage.

Tenha Auto-controle

Em diversos momentos de nossas vidas passamos por situações de irritar qualquer um. 

Em geral, acontece uma coisa interessante: somos mais explosivos com as pessoas que mais gostamos do que aquelas com as quais não temos muita intimidade. Talvez pelo fato de nos conhecerem e gostarem de nós sabemos que a capacidade de perdão é maior do que na vida profissional. 

 Recebi uma fábula que traduz claramente os efeitos de uma atitude intempestiva de raiva ou algo parecido:
“Havia um garoto que por qualquer razão estourava com as pessoas, especialmente com seus pais. Certa vez, o pai do garoto lhe deu um saco de pregos e disse que, cada vez que perdesse a paciência, deveria pregar um atrás da porta. 
No primeiro dia, ele pregou 37 e, nas semanas seguintes, à medida que aprendia a controlar seu gênio, pregava cada vez menos. Com o tempo, descobriu que era mais fácil fazer isso que pregar pregos atrás da porta, até que chegou o momento em que conseguiu se controlar durante todo o dia.

Construa um bom Networking

O ditado ‘não importa o que você sabe, mas quem você conhece’, faz referência ao fato de que, muitas vezes, nos negócios as relações pessoais são mais importantes do que o conhecimento especializado. 

Eu não acredito que a chave do sucesso seja apenas conhecer as pessoas certas.

Pense nas pessoas aparentemente bem-sucedidas que se deram mal com a crise dos últimos quatro anos. Elas tinham os contatos certos, pelo menos, era o que pensavam. Faziam parte do sistema, mas não perceberam que estavam se isolando. E este é o desafio, além de fazer novos contatos, é importante avaliar estes relacionamentos e ponderar sobre novas ideias.

O networking no contexto comercial representa a interação social que busca por vantagens.
Nos países asiáticos, a tradição ensina que se você deseja negociar com alguém, primeiro deve estabelecer o contato social, incluindo a troca de presentes. Os anglo-saxões, em grande parte, acreditavam que poderiam fazer negócios sem nenhum agrado e foi com atraso que perceberam a importância do networking.