; outubro 2013 ~ Claudio Luis

Quem é seu cliente ideal?

Quem é seu cliente ideal? Não. Não me venha com essa de dizer que seu cliente ideal é “todo mundo que…” ou “qualquer um que…”, pois isso não é nem de longe dizer quem é seu cliente ideal.

Dizer quem é seu cliente ideal é definir com precisão o perfil das pessoas que compram o seu produto e não sair por aí dizendo que seu produto é para “todo mundo que…”. O nome disso, meu amigo, é preguiça de pensar.

Quando você identifica o tipo de pessoa que está mais propensa a comprar seu produto, você consegue desenvolver as mensagens de marketing corretas. E mensagens corretas ajudam a converter interessados em compradores.

Só para você ter uma ideia de como isso é importante, nem a Coca-Cola sendo a Coca-Cola tenta alcançar todo mundo com suas mensagens de marketing (vai dizer que você nunca reparou que os anúncios são voltados para o público jovem e apenas no fim do ano para a família devido ao Natal?). E olha que estamos falando da Coca-Cola, ou seja, um produto de massa que é consumido por crianças, adolescentes, jovens adultos, adultos e até idosos.

A lição que fica é a seguinte: tentando alcançar todo mundo, você acaba não alcançando ninguém e, justamente por isso, você não deve cometer o erro de acreditar que seu cliente ideal é “todo mundo que… ou “qualquer um que…”.


Pense, logo, exista no mercado...

Mude, se precisar....



  • Mudar de ideiaadmitir que você tomou uma decisão ruim não é sinal de fraqueza ou algo do tipo. 
  • Mudar de ideia e admitir que você tomou uma decisão ruim é o tipo de atitude que apenas pessoas muito inteligentes e humildes conseguem ter.
  • Mudar de ideia e admitir que você tomou uma decisão ruim não é sinal de fracasso. 
  • Mudar de ideia e admitir que você tomou uma decisão ruim é a prova de que você consegue analisar os fatos criticamente de modo a encontrar o melhor caminho para alcançar seus objetivos.
  • Mudar de ideia e admitir que você tomou uma decisão ruim nada tem a ver com não saber o que está fazendo. 
  • Mudar de ideia e admitir que você tomou uma decisão ruim demonstra sua capacidade em dar um passo atrás para poder dar dois, três, quatro a frente.


O fato, meus amigos, é o seguinte: levantar a mão e dizer em voz alta que você estava certo, é fácil. Fazer o contrário quando você estava errado, não.

Não permita que seu ego ou qualquer coisa assim prejudique a sua capacidade de enxergar seus erros. O preço a ser pago, no final das contas, pode ser bem alto.

Não se envergonhe em mudar de ideia. 

Essa é a maior prova que você tem a capacidade de pensar.