; Você está ou é Empreendedor? ~ Claudio Luis

Você está ou é Empreendedor?

Ser empreendedor não é somente uma definição técnica, é um sentimento. 


Conheço pessoas que ESTÃO empreendedores porque foram forçados. Um PDV de uma grande empresa, uma idéia de livrar-se do patrão chato, uma negócio de família herdado, etc... Para algumas dessas pessoas, isto é um peso muito grande para carregar.

Outras, SÃO empreendedoras, mesmo que ainda não tenham atingido seu sonho de liberdade.
No site do Sebrae, que recomendo a todos serem leitores assíduos, existe uma boa definição técnica sobre empreendedorismo.

Mas deixando de lado a parte técnica, pense um pouco:

- Você vê a história de alguém que teve sucesso e, ao invés de ficar com inveja como a maioria das pessoas, pensa: -"Que história fantástica. eu também posso ter uma idéia dessas!"
-Você vê um projeto de qualquer natureza em que  "pessoas comuns" estão tendo sucesso e identifica-se com elas pensando que pode fazer o mesmo, ou diz que isso só acontece com os outros porque eles tem tempo para isso?
- Você passa por um estabelecimento comercial ou industrial qualquer e imagina-se dono deste estabelecimento, ou pensa "ainda bem que tenho meu salário garantido todo o mês e não dependo de clientes para ganhar dinheiro".

Quando aquela voz de medo e dúvida cresce dentro de você dizendo que seus planos são muito arriscados, o que você faz?
A maioria das pessoas faz exatamente o que a voz diz: Nada.

Quase todas as pessoas escolhem segurança e conforto ao invés de assumir riscos. Mas fazendo isso você nunca irá tirar o melhor de você.

Tirar o melhor exige que você pise em locais desconhecidos, faça coisas inéditas, conheça pessoas diferentes. É necessário ter medo dessas pequenas coisas no começo para que você venha a fazer coisas extraordinárias no futuro.
É claro que você terá medo. Sem uma máquina do tempo, é impossível saber ao certo o que vai acontecer. O incerto sempre assusta.

Confie em si mesmo. Mesmo que suas pernas estejam tremendo de medo, dê um passo em direção ao desconhecido e confie que você conseguirá lidar com o que quer que venha a acontecer – coisas boas ou ruins.

Assumir riscos é bem divertido.
Share:  

0 comentários:

Postar um comentário

Olá, o que você achou deste post?