Resumidamente, é o conjunto de ações para despertar no consumidor o desejo por algum produto ou serviço.
Parece simples não é mesmo? Mas...
entrando na análise mais detalhada, marketing é o conjunto de técnicas e métodos destinados ao desenvolvimento das vendas, mediante quatro possibilidades: preço, distribuição, comunicação e produto.
Em sentido amplo, é a concepção da política empresarial, na qual o desenvolvimento das vendas desempenha um papel predominante.
Apesar disso, marketing significa mais que vender, porque a venda é um processo de sentido único. O marketing é um processo com dois sentidos. A venda se apoia em ações de curto prazo. O marketing é uma atividade a médio e longo prazo. O objetivo final é assegurar a obtenção do maior benefício possível. No marketing são aplicados conhecimentos avançados a respeito da prospecção de mercados e a sondagem de opiniões.Segundo Philip Kotler, marketing é também um processo social, no qual indivíduos ou grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com os outros.
Em marketing, o conceito de valor pode ser definido como todos os benefícios gerados para o cliente em razão do sacrifício feito por este na aquisição de um produto ou serviço. Oferecer ou agregar valor é um conceito diretamente relacionado com a satisfação do cliente, um dos principais objetivos do marketing.
O conceito de marketing afirma que a tarefa mais importante da empresa é determinar quais são as necessidades e desejos dos consumidores e procurar adaptar a empresa para proporcionar a satisfação desses desejos.O conceito de marketing é bastante amplo, podendo apresentar várias vertentes diferentes, como por exemplo:
- O MARKETING DIGITAL, que consiste em uma abordagem que utiliza a internet e outros meios digitais como instrumento para atingir os seus objetivos;
- O MARKETING DE RELACIONAMENTO, que é baseado na abordagem de consumidores através de relações pessoais e não através da mídia tradicional;
- O MARKETING VIRAL, ou publicidade viral são técnicas de marketing que tentam explorar redes sociais pré-existentes para produzir maior divulgação da marca. São processos parecidos com o de uma epidemia, uma doença;
- O MARKETING PESSOAL, que é uma ferramenta usada para promoção pessoal de modo a alcançar o sucesso. É uma estratégia usada para "vender" a imagem, e influencia a forma como as outras pessoas olham para quem a utiliza.
- E outros..
É sobre estes 4 tipos de marketing que comentarei nas próximas postagens, pois é impossível fazer qualquer tipo de negócio, e ter resultados, sem utilizar algum tipo de Marketing.
Até o próximo post.
Sucesso. Sempre.
Até o próximo post.
Sucesso. Sempre.
0 comentários:
Postar um comentário
Olá, o que você achou deste post?