; Bolsa de Valores: o que é, como funciona e como investir PARTE 1 ~ Claudio Luis
, ,

Bolsa de Valores: o que é, como funciona e como investir PARTE 1

A bolsa de valores mexe com o imaginário de quem está cansado da poupança, mas também desperta inúmeras dúvidas para quem não é familiarizado com o mercado acionário.

Se você se identifica com esse último grupo, saiba que não está sozinho. No Brasil, a cultura de investimentos ainda é pouco fomentada: seja por medo, baixa renda ou falta de conhecimento, menos de 1% da população brasileira investe em ações.

O número é reflexo de uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), divulgada em março de 2016. Ela demonstra que apenas 0,40% dos 804 brasileiros entrevistados investem na bolsa. A justificativa principal é que esse é um “investimento para ricos”.

A verdade, porém, é que você não precisa ser um milionário ou especialista para entender as premissas básicas de como a bolsa de valores funciona. Além disso, descobrir como o mercado de ações opera pode ser a chave para fazer aplicações mais rentáveis – e até compreender melhor os altos e baixos da economia brasileira.

Ficou interessado? Então confira abaixo tudo o que você precisa saber para se tornar um investidor.

O que é bolsa de valores?


A bolsa de valores é um ambiente de negociação no qual investidores podem comprar ou vender seus títulos emitidos por empresas, sejam elas com capitais públicos, mistos ou privados. Esse processo é intermediado com auxílio de correspondentes de negociações através de corretoras.

Para ter uma ideia mais clara do que é a bolsa, é possível fazer uma analogia. Imagine uma feira, onde produtores expõem seus produtos para a clientela comprar. A bolsa de valores opera de forma semelhante: se você decide vender uma ação e outro investidor tem interesse em comprá-la, ela será o ponto de encontro entre vocês.

O objetivo principal é configurar um ambiente seguro e organizado para essas negociações. Dessa forma, garantir que os investidores recebam as ações compradas de maneira eficiente e segura e que as transações sejam rápidas e práticas.

Como funciona a bolsa de valores?

Para quem não sabe como funciona a bolsa de valores, é simples de entender. Através dela, uma empresa decide abrir seu capital e disponibilizar ações em troca de verba. Então, os interessados podem se tornar “sócios” da empresa comprando pequenas “fatias” do negócio.

A partir do IPO (Initial Public Offering, em inglês; Oferta Pública Inicial, em português) da empresa, as ações começam a ser negociadas, e o investidores fazem ofertas de compra e venda. Esse movimento configura o mercado primário, que ajuda a delimitar uma relação de oferta e demanda pelos títulos.

O investidor primário, por exemplo, pode querer vender suas ações por achar que o preço delas vai cair (ou simplesmente porque precisa do dinheiro), enquanto outro investidor pode optar por comprá-las, na crença de que seu valor vai aumentar.

Se assim ocorrer, o investidor primário vai lançar uma ordem de venda para suas ações, estipulando o valor que pretende obter em troca delas.

O sistema da corretora, então, envia uma ordem de venda para a bolsa de valores. Enquanto isso, aquele segundo investidor interessado em comprar uma ação pode enviar uma ordem de compra (no valor que está disposto a investir). Ele assim o faz por meio de sua corretora, que também entrará no sistema automaticamente.

Quando a ordem de compra e venda chega à bolsa com o mesmo valor, o negócio é fechado. Isso é o que se chama de mercado secundário.

Esse processo, ao contrário do que pode parecer, não é lento. Esqueça aquela gritaria ao telefone que você viu em filmes como O Lobo de Wall Street. Atualmente, as principais bolsas do mundo negociam online, pelo computador.

Continua...


Interessado em conhecer mais e aprender a investir? Inscreva-se no Curso de Day Trade presencial onde você aprende em 5 dias tudo o que precisa para operar na Bolsa de Valores. Quer saber o que é Day Trade? Clique aqui.
Share:  

0 comentários:

Postar um comentário

Olá, o que você achou deste post?