; março 2013 ~ Claudio Luis

Quer atender bem seu cliente?

A mocinha do balcão me interpelou dizendo: “Sr Shapiro, eu sou sorridente para todos os clientes, sou positiva, mas eles não reconhecem o meu trabalho. Eu recebo muitas críticas”.
E eu lhe respondi:
“Minha querida. Entenda. O que todo cliente quer é atendimento. Não adianta só sorrir, falar bonito. Ouça o que ele quer, e seja sincera. Semblante aberto, apenas, não encanta ninguém. Acabou esse tempo.
Imagine que você queira comprar uma roupa, entra numa loja, experimenta uma, prova outra, até que a terceira fica meio desajeitada em você. O que gostaria que a vendedora lhe dissesse? Que você está maravilhosa? É claro que não. Você quer que ela seja sincera.

O garçom diz que o risoto vai demorar só um pouquinho. Acaba levando uma hora. Por mais que ele sorria, o cliente está desapontado com ele. É errado dizer que o pedido será expedido em dois ou três dias, quando a produção levará uma semana só para liberá-lo.

Pessoas em todo lugar – lojas, hotéis, bancos, ao telefone – querem a verdade. Por isso, se você quer reconhecimento pelo seu trabalho, treine as regras, conheça os produtos e seja sincera com o cliente. Jamais queira enganá-lo só para manter as aparências ou empurrar mercadoria. Dê atendimento a elas.
Entregue o que cliente comprou. Cumpra o que ele contratou. E se houver dificuldade que impeça de fazer isto, fale a ele. Chame-o para uma conversa e demonstre o que há. Sinceridade.
Se você agir desta forma, demonstrando esforço e objetivo em atender com a melhor qualidade possível, você conseguirá mais do que a satisfação do cliente. Você somará valor à sua empresa e à sua marca pessoal”.

ABRAHAM SHAPIRO

Acabe com a procrastinação em 5 passos

Sua agenda vive repleta de tarefas não concluídas? Todas as manhãs, você acorda com os dedos cruzados para que uma mudança cósmica multiplique as horas do dia? Mas, todas as noites, se arrepende por ter desperdiçado boa parte dos 1.440 minutos diários? Então, você tem boas chances de ser vítima do hábito de deixar a vida para depois ou do mal da procrastinação, como quiser. 

Resultado da má administração do tempo, programação neurológica ou até falta de adrenalina, o ato de adiar as tarefas diárias atinge todos os profissionais. De acordo com pesquisa da consultoria Triad Consulting, os brasileiros dedicam apenas 1/3 do seu dia para atividades realmente importantes. 

No entanto, é possível mudar a rota dessa sina. O especialista em gestão do tempo, Christian Barbosa mostra cinco passas para diminuir a mania de procrastinar. 

1.    De olho no alvo 
Apenas pessoas motivadas podem limar a procrastinação da sua rotina. Afinal, de acordo com o especialista em gestão do tempo Christian Barbosa, sem uma boa razão para movimentar-se, ninguém consegue parar de adiar a vida.