; Quer atender bem seu cliente? ~ Claudio Luis

Quer atender bem seu cliente?

A mocinha do balcão me interpelou dizendo: “Sr Shapiro, eu sou sorridente para todos os clientes, sou positiva, mas eles não reconhecem o meu trabalho. Eu recebo muitas críticas”.
E eu lhe respondi:
“Minha querida. Entenda. O que todo cliente quer é atendimento. Não adianta só sorrir, falar bonito. Ouça o que ele quer, e seja sincera. Semblante aberto, apenas, não encanta ninguém. Acabou esse tempo.
Imagine que você queira comprar uma roupa, entra numa loja, experimenta uma, prova outra, até que a terceira fica meio desajeitada em você. O que gostaria que a vendedora lhe dissesse? Que você está maravilhosa? É claro que não. Você quer que ela seja sincera.

O garçom diz que o risoto vai demorar só um pouquinho. Acaba levando uma hora. Por mais que ele sorria, o cliente está desapontado com ele. É errado dizer que o pedido será expedido em dois ou três dias, quando a produção levará uma semana só para liberá-lo.

Pessoas em todo lugar – lojas, hotéis, bancos, ao telefone – querem a verdade. Por isso, se você quer reconhecimento pelo seu trabalho, treine as regras, conheça os produtos e seja sincera com o cliente. Jamais queira enganá-lo só para manter as aparências ou empurrar mercadoria. Dê atendimento a elas.
Entregue o que cliente comprou. Cumpra o que ele contratou. E se houver dificuldade que impeça de fazer isto, fale a ele. Chame-o para uma conversa e demonstre o que há. Sinceridade.
Se você agir desta forma, demonstrando esforço e objetivo em atender com a melhor qualidade possível, você conseguirá mais do que a satisfação do cliente. Você somará valor à sua empresa e à sua marca pessoal”.

ABRAHAM SHAPIRO
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