; COMO SE MANTER MOTIVADO/PRODUTIVO TRABALHANDO EM CASA ~ Claudio Luis

COMO SE MANTER MOTIVADO/PRODUTIVO TRABALHANDO EM CASA

Para quem tem o privilégio de trabalhar em casa ou a partir de casa, mesmo que ocasionalmente, pode ter a tentação de se distrair com o conforto e regalias que este tipo de trabalho oferece e acabar prevaricando, adiando o seu serviço ou mesmo falhando compromissos.

Quando não existe uma obrigação imediata de cumprir um objetivo, ou simplesmente não existe uma hora marcada para nada, mesmo que seja apenas uma simples chamada telefônica, é fácil a distração levar ao adiamento ou mesmo a esquecer o trabalho. Muitas vezes, a pressão, ou mesmo a obrigação perante alguém, cliente ou superior, é a única forma de se manter motivado e de cumprir o seu trabalho.

Se este é o seu caso, precisa ter consciência do grande privilégio que tem, como profissional, em poder exercer o seu trabalho desta forma, com total autonomia e no conforto da sua casa.

Esta forma de trabalhar, cada vez mais utilizada no mundo inteiro, é uma regalia que ainda não é possível a todos, e que quem a tem, nem sempre sabe aproveitar da melhor forma. Mas, se quiser ser produtivo tem que se manter motivado e resistir à tentação que tanta qualidade lhe possa trazer. O fato de não ter que sair de casa de manhã, pode ser sentido como um dia de folga, e se, na realidade, pode gerir o seu tempo por forma a que isso até seja possível por momentos, tenha em consideração que não é possível ser-se produtivo folgando constantemente. O trabalho a partir de casa tem que ser visto como uma vantagem e uma facilidade na vida do profissional, mas executado com o mesmo empenho e profissionalismo que o trabalho executado num escritório ou em qualquer outro lugar supervisionado por outra pessoa.

Existem algumas estratégias que deverá ter em atenção, pois podem ajudá-lo a encarar o seu dia-a-dia como trabalhador a partir de casa, como dias de trabalho perfeitamente normais, em que apenas muda o cenário e o conforto de que pode desfrutar.

SEU ESTILO DE VIDA É UM PRIVILÉGIO
Quer trabalhe todos os dias a partir de casa, quer isso seja ocasional e aconteça esporadicamente, deve ser sentido por quem o pode fazer como um verdadeiro privilégio, apenas ao alcance de alguns. Você deve olhar para si e sentir a sorte que tem em poder usufruir desta realidade que tão bem-estar pode dar a quem dela usufrui. Hoje em dia, além dos blogueiros que já fazem desta forma de trabalhar o dia a dia, há também cada vez mais empresas a adotar esta estratégia, e ao contrário do que se possa pensar, muitas vezes o objetivo é precisamente aumentar a motivação do funcionários, dando-lhe privilégios que não estão ao alcance de todos os funcionários. É mesmo assim que deve encarar a sua condição, um privilegiado que conseguiu a confiança dos seus superiores para poder gerir o seu dia e escolher trabalhar da forma que mais prazer lhe der. No sofá, de pijama, em casa, no café, sem hora marcada, sozinho, com a casa cheia, tudo lhe é permitido, e apenas lhe é pedido em troca que cumpra os seus objetivos, portanto, foque-se em cumpri-los, mantenha o seu foco no seu trabalho e dê-lhe a prioridade e qualidade que ele deve em qualquer situação.

MANTENHA O RESPEITO PELO PATRÃO/CLIENTE
Se está a trabalhar a partir de casa, evite o pensamento de que aí está em segurança e que ninguém vai conferir se você está trabalhando ou não. Este é um dos pensamentos mais irresponsáveis que o podem atingir enquanto profissional dedicado. Mesmo que o cliente ou patrão não estejam constantemente a tentar averiguar se está ou não a cumprir o seu trabalho, eles devem ser respeitados pela posição que têm no seu trabalho e/ou emprego. Evite esperar ser interrogado acerca do seu trabalho para se lembrar que tem que o fazer. Não espere que a constante pressão do patrão ou cliente, dependendo do caso, sejam a sua única forma de motivação, pois ela deve vir de si, interiormente e não de fatores externos que podem até dar má imagem de si ou mesmo serem sentidas como falta de confiança. O pensamento deve ser exatamente o contrário e funcionará muito melhor se você se sentir instigado a trabalhar por querer ser bom, profissional e mostrar resultados e não porque a vigilância apertada o provocam a agir assim. Se gosta de poder desfrutar da regalia que este estilo de vida lhe oferece, lute por ele mantendo a confiança que lhe é atribuída.

CRIE HÁBITOS E ROTINAS MOTIVADORES
Neste tipo de trabalho existem algumas armadilhas, que facilmente atingem os que estão menos preparados para trabalhar sem horários e supervisão. Uma das armadilhas que mais prejudica estes profissionais é a tentação de dormir até tarde. Sempre que se pensa em ficar um dia em casa, mesmo que ele deva ser utilizado para trabalhar, o primeiro pensamento que nos ocorre, é o de que finalmente vamos poder dormir até mais tarde. Este pensamento pode até nem ser prejudicial, se não for levado tão à risca, que o dormir até mais tarde seja sinônimo de dormir até tarde de mais. A diferença entre dormir até mais tarde e dormir até tarde demais fará toda a diferença no seu dia de trabalho. Levantar da cama e sentar no sofá fazendo zapping na tv, é sinônimo de um dia bem passado, sem dúvida, mas, o seu objetivo é trabalhar, portanto, este é mais um dos erros a evitar, pois normalmente, leva a uma grande distração e quando você olhar para o relógio, o tempo já passou sem você dar por isso. As redes sociais, como o Facebook ou o Twitter, são também grandes motivos de dispersão e distração, e até aqui você precisa ser muito rigoroso no tempo que dispensa a esta área. Para quem está em casa, comunicar com o mundo através das redes sociais é muito tentador, mas, se não for bem gerido, será muito mais prejudicial que benéfico para qualquer trabalhador autônomo. Usufruo das redes sociais e de tudo de bom que elas lhe oferecem, mas evite que o distraiam e o desviem do seu foco principal.

VISTA-SE COMO SE FOSSE TRABALHAR FORA
Se precisa de viver a rotina típica da manhã para começar a ser produtivo, mesmo que trabalhe a partir de casa, levante-se de manhã, tome o seu duche e vista-se tal como se fosse sair para trabalhar. Assim, vai começar o dia como se tivesse que sair para trabalhar fora, vai focar-se no seu trabalho logo pela manhã e apenas vai relaxar e aproveitar o seu tempo extra depois de tudo feito. Vai evitar chegar ao final do dia, estressado porque falhou, tem todo o trabalho para fazer, o dia está terminando e os seus objetivos não foram cumpridos. Este é um pensamento e sentimento muito desmotivador para quem trabalha desta forma, e se for sentido de forma contínua, pode ser considerado como incapacitante.

COMUNIQUE E INTERAJA COM AMIGOS
Há ainda muita gente que gosta de tal forma de começar um dia de trabalho, tomando café e vendo gente e amigos logo pela manhã, que ao começarem um dia de trabalho em casa, em completa solidão, têm muita dificuldade para encarar o dia com motivação e força de vontade. Ora, para este caso, a solução também é simples, levante-se, saia de casa, tome café e volte como se estivesse chegando ao seu local de trabalho. Se conseguir começar o seu trabalho logo pela manhã, pode também aproveitar a hora de almoço e sair para tomar um café com os seus amigos, e assim distrair-se um pouco a meio do seu dia de trabalho e recarregar baterias.


Não há dúvida que o que trabalhar em casa tem de melhor, é o poder ser você a escolher o que faz, quando e de que forma faz. Poder ser o único gestor da sua vida pessoal e profissional. O poder sair da cama, sentar no computador da forma que bem lhe apetecer, poder sentar no sofá e poder descontrair as vezes que sentir necessidade, fazendo o que mais prazer lhe der, poder ver tv, jogar um video game, ou mesmo dormir um pouco durante o dia, são algumas das muitas regalias que pode usufruir trabalhando a partir de casa. O grave é repetir todas estas situações de conforto tantas vezes que lhes permitam tomar todo o seu tempo. Poder gerir o tempo, e recarregar baterias sempre que sentir necessidade, deve ser sempre encarado como isso mesmo e não como formas de estar. Se estas prevaricações acontecem no início do seu novo método de trabalho, elas são consideradas perfeitamente normais, pois a fase de adaptação à nova condição de conforto assim o incita, mas, em pouco tempo, você tem que perceber, se não consegue ser disciplinado ao ponto de mudar esta situação. E se sentir que não consegue resistir às inúmeras tentações, pondere voltar ao escritório ou arranjar um sistema de trabalho que o motive, como aderir a espaços de coworking, por exemplo que lhe transmitam o ambiente de trabalho que necessita para produzir, antes que a sua vida profissional entre em declínio.

No entanto, se o seu objectivo é ser um profissional bem sucedido trabalhando a partir de casa, supere todos os obstáculos que encontra pelo caminho, quer sejam físicos ou psicológicos. Qualquer estratégia será benéfica, pois o importante é que consiga criar estímulos mentais que lhe lembrem constantemente o seu foco principal. Quanto mais motivação e profissionalismo mantiver trabalhando a partir de casa, maior sucesso você terá, mais confiança e mais dias você vai obter para este método de trabalho através do seu chefe ou empresa, ou mais clientes você conseguirá abranger, consoante o seu caso.


Nem toda a gente está preparada para trabalhar a partir de casa e consegue manter um foco firme no essencial. Para quem não está preparado mas gosta do privilégio que lhe é oferecido, pode usar estas e muitas outras estratégias simples que o levem a dar prioridade aquilo que realmente é importante.
Share:  

0 comentários:

Postar um comentário

Olá, o que você achou deste post?