; Problema financeiro do funcionário é problema da empresa? ~ Claudio Luis

Problema financeiro do funcionário é problema da empresa?

As crises financeiras podem, sim, atingir diretamente o rendimento de trabalho, podendo atrapalhar o desempenho de uma equipe e até levar ao insucesso de projetos e negócios

Funcionário feliz, empresa feliz. Parece clichê, mas esta frase ilustra perfeitamente o cenário vivenciado pela maioria das organizações do país. Não é novidade que problemas financeiros influenciam nos relacionamentos familiares e amorosos, mas, será que a falta de dinheiro prejudica também o desempenho profissional?

O colaborador que sofre com endividamento tende a ser um profissional mais preocupado e centrado em situações que fogem do seu espaço de trabalho como, por exemplo, a procura de meios e soluções que o tirem do vermelho. Segundo pesquisa realizada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio), mais da metade dos brasileiros estão endividados. Em fevereiro, por exemplo, 57,4% dos 18 mil consumidores entrevistados pelo instituto estava com déficit.

As crises financeiras podem, sim, atingir diretamente o rendimento de trabalho, podendo atrapalhar o desempenho de uma equipe e até levar ao insucesso de projetos e negócios. Por conta disso, é importante que as empresas percebam e estejam cientes dessa situação e procure soluções que ajude o seu time a se livrar das dívidas.

Como saída, empresas de diversos setores estão oferecendo consultoria aos seus funcionários e elaborando planejamento de finanças pessoais para que haja maior controle de receita e despesas. Os departamentos de RH e Finanças podem assumir essa tarefa mostrando ao colaborador que ele não está sozinho, além de estreitar os laços entre organização e pessoa.

Essa alternativa, embora não garanta o fim dos problemas, é uma iniciativa positiva por parte das instituições que pode trazer de volta, de forma simples e economicamente viável, um profissional motivado e produtivo.

Postagem original
Share:  

0 comentários:

Postar um comentário

Olá, o que você achou deste post?